Chegou o sol e a janela do turismo escancara-se para Portugal.
Sim! Já representa 10% do turismo global e é uma das coqueluches no segmento de mercado de turismo DINK – Dual Income, No Kids.
O associativismo LGBTQIA+ faz sentido e a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal, associação empresarial sem fins lucrativos com valência de câmara de comércio criada em 2018 com o objetivo de promover os negócios do comércio e turismo LGBTI e apoiar o empoderamento económico da comunidade LGBTQIA+ em Portugal, é líder em Portugal no seu segmento de mercado.
Em Portugal, na Europa e no Mundo a agenda dos Direitos Humanos já não é só política, é também empresarial. Conceitos como o da RSO – Responsabilidade Social das Organizações ou temáticas como as da DEI – Diversidade, Equidade e Inclusão são tidos como chave para empresas mais responsáveis, lideranças mais efetivas, sociedades mais seguras.
Posicionando-se como um pilar central no fomento de uma economia plural, diversificada e inclusiva, a Variações agrega já um total de 60 empresas associadas, sendo a maioria de propriedade ou gestão de pessoas da comunidade LGBTQIA+, prova de que a associação está profundamente enraizada na comunidade a que se dirige.
Que caminho quer a Variações trilhar a partir do segundo trimestre de 2024? O Caminho da EuroPride 2025.
Soma quase 30 anos de edições anuais aquele que é o maior evento da comunidade LGBTQIA+ na Europa. As marchas Pride expressam muito mais do que o orgulho de uma comunidade, são uma afirmação política de Direitos Humanos, uma concretização social da Diversidade, Equidade e Inclusão.
Em 2025, durante 10 dias consecutivos, a cidade de Lisboa será palco da primeira EuroPride em Portugal. Por isso, durante 2024 a Variações traça-lhe o roteiro.
De maio de 2024 até junho de 2025 queremos ser o guia turístico da comunidade LGBTQIA+ e dos negócios LGBTI. Demos o pontapé de saída da campanha “A Caminho da EuroPride Lisboa 2025”, no passado domingo dia 5 de maio, no icónico espaço de diversão da comunidade LGBTQIA+ em Portugal, também o mais antigo clube noturno do país: o Finalmente Club.
Apagámos 48 velas numa Finalmente Revolution evocativa dos 50 anos do 25 de abril e fizemos o lançamento da primeira pedra da rota com destino a junho de 2025.
Faça connosco as viagens a esta terra e saiba mais acerca do projeto Variações, das atividades e programação cultural.