11 medalhas para Portugal nos Gay Games

11 medalhas para Portugal nos Gay Games

 

Os Jogos Olímpicos LGBT encerraram domingo em Paris. A décima edição dos Gay Games decorreu sob o lema “todos iguais” e contou com a primeira participação de Portugal.

Durante uma semana 10.000 atletas de 91 países mediram forças em 36 modalidades. Os atletas portugueses conquistaram 11 medalhas e estão satisfeitos com esta primeira participação.

Países com histórico de intolerância à homossexualidade como Arábia Saudita, Egipto e Rússia foram representados nesta edição na qual a maioria países africanos estiveram ausentes.

Começa a haver uma abertura como explica o atleta e treinador Álvaro Cardoso. Infelizmente é verdade. São país muito problemáticos nesse aspecto, mas eu creio que vamos conseguir dar a volta e que as coisas sejam mais aceites e desmistificadas, aponta o atleta português.

Paris encerrou domingo e esta prova desportiva militante, na luta contra os estereótipos e discriminação.

A participação da delegação portuguesa foi organizada pela Associação Desportiva Boys Just Wanna Have Fun Sports Club e contou com o apoio da associação Variações, no âmbito da promoção de Portugal como destino LGBTI friendly através da campanha #proudlyportugal.

Fonte: RFI. Consulta o artigo completo da RFI com áudio aqui.